quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Viagens Hardcore

Finalmente terminei todas as minhas tarefas profissionais e posso pensar exclusivamente na viagem. Mesmo que faltem três dias...
A mala está encaminhada, os presentinhos comprados. E eu aqui, me perguntando: será que eu conto para as pessoas a respeito deste blog? Será que viagens mais hardcore são assuntos interessantes? Eu não sei se é assim, mas a preparação para algo deste tipo é bem diferente de uma viagem tradicional.

Se o destino for Vancouver ou Berlim, por exemplo, é necessário projetar tempo e temperatura, escolher roupas e sapatos confortáveis, comprar um guia e, se não for alta estação, dá para entrar no avião até sem reserva de hotel. Até sem mala! Basta embarcar com um cartão de crédito. (com crédito!)

Mas no caso de viagens para lugares como a Índia ou o Oriente Médio, a gente até pensa no protetor solar e na compra de dólares. Mas tem que conhecer ao menos alguns costumes, aprender umas poucas palavras, refletir sobre segurança e fazer um planejamento apurado. Tem que ter alguém esperando lá, reservas em todos os hotéis. Principalmente se for uma viagem feita por mulheres...

Eu ainda não sei o que esperar desta vez, mas a Índia e o Tibete ainda estão muito presentes na memória. Estivemos lá em julho passado e foi uma explosão de tudo que nos despertasse os sentidos. Desde aqueles cinco mais óbvios até o 'sentido de aranha', como diria o personagem do Tobey Maguire. E outros mais. A gente tem que ficar 'ligada' no óbvio, como o frio ou o calor, a qualidade do que está comendo ou bebendo, o trânsito (também tem o constante: será que tem um banheiro aqui?). Aí, vêm os mais sutis, como o significado das expressões e as diferenças culturais a partir do que estamos acostumadas. Isso, então, deixa a gente atenta o tempo todo. É cansativo, mas é muito bom.
E tem ainda algo mais profundo - eu não sei que nome tem - mas é como um reboot na cabeça e no coração. E penso que é justamente isso que a gente procura quando opta por destinos menos óbvios.

Aí, eu pensei: a maioria das pessoas não se interessa por seguir numa viagem desse tipo, mas pode querer saber o que acontece do lado de lá da Twilight Zone. E resolvi compartilhar essas reflexões com você. Bem-vindo. Bem-vinda.

Um comentário:

  1. Essas viagens devem mudar o sentido da vida! Aproveite muito que estaremos te acompanhando!!

    beijos
    Alcely

    ResponderExcluir