terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Quase lá

Para constar: estou viajando com meus amigos Monique e Zé. A filha dele, Juliana, é casada com Idam e eles moram em Haifa, no norte de Israel. É para a casa deles que estamos seguindo.

Em Cumbica, o balcão de embarque da El Al ficava ao lado do da TAM, mas os procedimentos já eram diferentes. Da fila, cada um de nós foi encaminhado a um atendente. Parecia o lançamento do Men in Black III. Todos com cara de Mossad treinados pelo próprio Sr. Spock em Vulcano e poderiam nos matar com o toque de um dedo. O inquisidor - digo, rapaz - que me atendeu fazia perguntas do tipo: onde você fez sua mala? a mala é sua? como você chegou aqui e de onde veio? essa mala é suficiente para três semanas?

Ao lado, Monique e Zé desmontavam a mala e desfaziam pacotes, dando muito mais explicações que eu. Acho que minha cara de aparvalhada denotou minha falta de potencial para mulher-bomba.

Durante o voo, já dava pra entender um pouco melhor o relacionamento dos israelenses com seus vizinhos árabes. O percurso, que, pela lógica, deveria ser sobrevoando a África, não se confirmou. Seguimos firmes até - pasme - a Europa. Passamos por Portugal, Espanha, França, sul da Itália, Grécia e, pelo Mediterrâneo, chegamos a Tel-Aviv. Aumentou em umas três a quatro horas o tempo de voo. Dava vontade de chorar, pois isso é lamentável, tanto em termos ecológicos como de perspectiva para o futuro.

À medida que o avião se aproximava do aeroporto Ben Gurion, fui acompanhando por aquele mapinha na tela. Até agora, estava divertido pensar que visitaríamos lugares que eu só conhecia da missa.  Mas as cidades vizinhas que apareciam tinham nomes como Beirute e Bagdá. Que tal?

Um comentário:

  1. Salve, Elidia!!! Beleza?
    Puxa, como vc foi longe, hein amiga?????Acho que consegui me cadastrar e acompanhar sua viagem. Esse email agora é um teste, ok?
    Do cristianismo, se tem um cara que eu respeito é esse tal de Jesus. Acho emocionante andar por terras que ele caminhou...conhecer a cultura desse lugar...vc terá muito o que nos contar.
    E aí, já chegaram em casa?
    Beijão!
    Gra.

    ResponderExcluir