sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Antes de partir

De repente, surgiu uma oportunidade única de conhecer Israel e entrar rapidamente na Jordânia e no Egito. Seis meses atrás, estive com quatro amigas no Tibete e na Índia. Nem digeri uma viagem direito e lá vem outra.

Não que eu costume fazer viagens desse tamanho. mas tem coisas que a vida oferece e a gente tem que correr e aceitar.

Sei pouco de religião, mas do pouco que sei, tenho certeza que muito do que somos começou naquele pedaço do mundo.

Quando a gente estava sobrevoando o Oriente Médio a caminho da Índia, ficamos muito tempo sobre o deserto. A cor da areia mudava: do vermelho ao cinza escuro e ao beige claro. Com pedra, sem pedra... Mas deu um aperto no coração e eu fiquei pensando se tem cabimento brigar por aquilo. Tudo bem que tem o subsolo e sua riqueza, mas vivendo num país de vegetação lasciva, era difícil criar a imagem de uma vida inteira olhando pra areia.

E agora, eu sigo justamente para lá, com a sensação de estar entrando num livro (quem nunca leu "The Kugelmass episode", do Woody Allen, leia!)

Cada vez que alguém faz uma lista de lugares que provavelmente vamos conhecer, soa estranho pensar que Herodes de fato teve um palácio, que o Monte Sinai e o Monte das Oliveiras são mais do que citações no Antigo Testamento. Que, quando os muçulmanos seguem para Jerusalém, visitam o lugar onde Maomé tombou. E, claro, é ali a Terra Santa dos judeus.

Tem outra coisa: quando eu estava no colegial, vários colegas viajavam nas férias para conhecer um Kibutz. Voltavam com uns penduricalhos diferentes no pescoço. Pensando diferente. Mas era tempo de ditadura e dava medo.

A gente parte no dia 24. Depois eu conto mais.

Um comentário:

  1. Vou dizer, fiquei orgulhosa! Ficou bem bacana e é delicioso porque realmente dá pra ver você falando. Vai ser bem muito bom acompanhar a sua viagem por aqui. Bjk! Ana

    ResponderExcluir